-
Potássio: Atua na regulação e equilíbrio dos líquidos corporais. As frutas como damasco, uva passa, tâmara entre outras, verduras e legumes crus são fontes deste nutriente.
-
Ferro: Ajuda no combate à celulite por favorecer a oxigenação do sangue, pois é um elemento que compõe a hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. As principais fontes são: carnes, vísceras, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, soja e grão de bico) vegetais verdes escuros, açaí.
-
Zinco: Participa dos processos de cicatrização e reprodução celular. Suas fontes são as carnes (frango, peixe e carne vermelha), grãos integrais, legumes em geral.
-
Silício: Auxilia na reorganização da matriz intersticial, tecido adiposo e microcirculação (na falta de nutrientes, a matriz intersticial se geleifica e as fibras colágenas se espiralizam causando o repuxamento da pele). O silício atua na reorganização dessa matriz e do colágeno, permitindo novamente o luxo de nutrientes e o descongestionamento das toxinas. As principais fontes são: aveia, ceveda, salsa, grãos integrais, cavalinha, alfafa, folhas verdes, beterraba, extrato de bambu, algas marinhas, grãos inteiros como o arroz integral, a soja e a aveia.
-
Omega 3: Melhora a circulação, auxilia no combate às reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos. Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum e semente de linhaça.
-
Polifenóides: Protegem os vasos sanguíneos, combatem os radicais livres e auxiliam no combate a celulite. Fontes: semente e suco de uva e ameixa.
-
Quercetina: Tem atividade antiflamatória, antioxidante e aumentam a filtração transcapilar de água e proteínas, reduzindo o número e o diâmetro de poros capilares.
-
Glicosamina: Melhora a elasticidade e hidratação da derme, reduzindo o aspecto ondulado. Aumenta a retenção de água na pele, proporcionando a hidratação e diminuindo os sinais de envelhecimento da pele.
-
Silimarina: Reabilitação da função hepática. Previne colestase hepática induzido pelo estrogênio, auxilia o fígado em conjugar e excretar estrogênio, xenobióticos e outras toxinas.
-
Abacaxi: Encontrado em todas as épocas do ano, é diurético, por ser ácido ajuda na digestão, tem alto teor de vitamina C e fibras solúveis. Possui a enzima bromelina que facilita a digestão da gordura e tem ação antiinflamatória. Combate o excesso de peso, celulite e flacidez.
-
Aveia: É um cereal de alta qualidade nutricional, sendo eficiente na redução dos níveis de colesterol total e do LDL, por ser uma fibra insolúvel (não é digerida pelas enzimas) permanece na luz intestinal formando um gel viscoso que interfere na absorção de carboidratos e colesterol, retardando a absorção de glicose. Além de conter ferro e silício entre outros nutrientes. Para ser bem aproveitada pelo organismo deve ser ingerida com sucos, frutas e saladas.
-
Brócolis: Tem alto poder antioxidante que retarda o envelhecimento auxilia nos tratamentos de redução de gordura localizada e celulite.
-
Castanha: As castanhas fazem parte do seleto grupos das frutas oleaginosas contém doses elevadas de selênio, que atua no equilíbrio da tireóide que tem ação antioxidante. Contém potássio, cálcio, ferro, zinco, vitamina E, ácido fólico que são benéficos para potencializar os tratamentos da celulite.
-
Algas: São fontes de iodo e que como tal equilibram o trabalho da tiróide, evitando desequilíbrios hormonais.
-
Chás: Existem os chás desintoxicantes e chás anticelulíticos. No primeiro caso incluem-se o chá de salsa parrilha, de dente de leão, de alecrim e o chá verde, extraído da planta Camellia sinensis, com metade da quantidade de cafeína do café, auxilia na queima de gordura corporal. conseqüentemente amenizando a celulite. Todos eles diuréticos e eliminadores de toxinas. A combinaçãosinergética destes fitoterápicos tem como ação principal a eliminação de toxinas, redução da acidose metabólica e possui ainda ação estimulantesobre o metabolismo linfático. No que toca aos chás anticelulíticos, o chá cavalinha, de castanha da Índia e o chá de menta. O ideal é diversificar, para que o organismo não crie hábitos e o chá deixe de fazer efeito.
-
Clorofila: É uma substancia fundamental no processo de fotossíntese das plantas, e responsável pela sua coloração verde. Tem ação desintoxicante e regulariza a função intestinal. Todos os vegetais de cor verde contém a clorofila e o seu suco tem baixo teor calórico, é energéticoideal para praticar atividade físicas, é fonte de vitaminas do complexo B, C,A e K e minerais como magnésio, ferro e cálcio.
-
Azeite: Com uma ação anti-inflamatória melhora a circulação e ajudam a desintoxicar o organismo.
-
Maçã:Uma excelente fonte de pectina, uma fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.